22.10.07

NÃO É FÁCIL DIZER BEM


Um já tem o livro cá fora. O outro terá dentro de dias. Há um terceiro que também deu à estampa. São os três jornalistas, respectivamente "pivot" em risco de despedimento no canal público de televisão, comentador num canal privado e um bom apresentador de telejornais. São, por junto, "romancistas". Suscitam inveja a outros "romancistas" e a muitos que gostavam de ser "romancistas". Não porque sejam especialmente talentosos - não são, limitam-se a cavalgar a facilidade em dar à tecla e em contar uma "história", aliadas à notoriedade que a televisão e as "revistas" fornecem - mas porque, num país que não lê e que vomita cá para fora dezenas de novos livros por semana sobre tudo e sobre nada, são "conhecidos". Nenhuma literacia literária melhora por se ter lido Sousa Tavares, Rodrigues dos Santos e Rodrigo Carvalho. Vendem-se bem porque qualquer um deles sabe perfeitamente "vender-se" ainda melhor. As respectivas manobras de propaganda e publicidade são directamente proporcionais à duvidosa intrínseca qualidade literária das "obras", apesar de "Equador" não me ter desagradado, o único que li. O leitor estremunhado - que anda no metro, no comboio ou no barco - não é exigente. Para maçadas e "complexidades" basta-lhe a vida. Os "romances" destes três garantem, com maior ou menor felicidade, evasão sem puxar excessivamente pelo bestunto. A esse leitor pouco profundo, a "cara" do autor é uma garantia. A única. Bom proveito.

15 comentários:

  1. Meu caro

    de novo e sempre

    com o devido respeito


    OREMOS

    ResponderEliminar
  2. São para "ler" enquanto se come um balde de pipocas e se bebe um jarro de "coca-cola"?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:03 a.m.

    É só para dizer que não de parece que a "Fórmula de Deus", a meu ver, cumpre um papel importante de divulgador cientifico e de ciência, que tanta falta faz a este País.

    Não é a história seja brinhante, a pesar de ter aspectos de "O nosso homem em Havana" nos equívocus, mas abre pistas para quem queira saber mais sobre o estado do conhecimento científico sobre o Universo

    ResponderEliminar
  4. São "cumó" La Féria e as suas algálias musicais!

    Aviso aos navegadores: querem ler Bukowski? Evitem o "Mulheres", é mediano. Optem pelos contos "A Sul de Nenhum Norte". (Foi a minha boa acção inútil da semana)Ah! E "Os Nomes" do Don DeLillo é um dos maiores bocejos da história da literatura.

    ResponderEliminar
  5. A minha impressão vai no mesmo sentido: o meu coração busca a mais densa literatura e nem sempre a encontra, muito menos a encontrou nesses três faróis de coisa nenhuma.

    Esses vendedores de si mesmos nem imaginam o sucesso automático que teriam caso se lembrassem de fazer um blogue! Ou já se lembraram?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:35 a.m.

    Também só li o Equador e...gostei.
    Se a escrita for boa, meu Deus, valerá bem a pena lê-los!
    Não conhece grande autores traduzidos para um português "muito rasca"???? Até já deixei de ler um deles por isso mesmo...Portanto, haja quem escreva em Português escorreito e já será valioso lê-lo, num país em que tantos letrados, doutorados, professore, não ssabem escrever....

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5:35 p.m.

    “Os "romances" destes três garantem, com maior ou menor felicidade, evasão sem puxar excessivamente pelo bestunto. A esse leitor pouco profundo, a "cara" do autor é uma garantia. A única. Bom proveito.”

    Pois, mas na realidade é “IN” é o “REQUINTADO GOSTO” dos PEQUENITOS deste País ...
    De facto “NÃO É FACIL DIZER BEM” mas no meu entender é sempre bom fazer UM ESFORÇO para o consegui-lo, sem que se deixe de CHAMAR AS COISAS PELOS SEUS NOMES ... é que ACABA POR SER UM ESTÍMULO para o EGO DE QUEM se ESFORÇA e CONSTRUTIVO para quem neste caso LÊ
    De resto considero que este Post está com muita elegância

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:09 p.m.

    Não tenciono ler nenhum.Leio livros sobre história, eventos históricos, figuras históricas.De vez em quando, muito raramente, ficção quando os meus amigos,á uma,me dizem o melhor de certo romance.

    Como se vê, vai ser muito difici ler qualquer um deles!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3:43 p.m.

    Se o Sr. Luís Moreira lesse MAIS, aprenderia a escrever melhor e a colocar os acentos correctamente.....
    Assim...´temos de dizer "podem seguir o que ele diz, mas não escrevam como ele faz!!!"

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:45 p.m.

    rs

    "...não escrevam como ele faz"?
    Perdeu uma boa ocasião de estar calado!

    ...não escrevam como ele!

    Está a ver? Nos comentários escritos ás tantas,seguindo mais do que uma discussão, há sempre o risco de errar.Mas faz parte do jogo.

    Está perdoado!

    ResponderEliminar
  11. Embora concordando com as ideias do seu texto, gostaria de dizer que o Miguel Sousa Tavares (goste-se ou não da pessoa) não me parece fazer parte desse grupo de escritores "light". A prosa "fácil" é tão ou mais difícil quanto a que podemos encontrar em muita literatura considerada mais erudita. Parece-me ser esse o caso do Miguel Sousa Tavares: alia à capacidade de escrever com naturalidade um domínio profundo da estrutura do romance e um conhecimento invejável da relação do leitor com o texto. Equador é um romance exemplar e de elevada qualidade literária.

    Um abraço,
    Rui

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:16 p.m.

    Luís Moreira...
    Não conhece o ditado original?
    Quis escrevê-lo tal e qual como o fiz!
    Não venha com a patranha de que o erro é devido a cansaço e altas horas....
    Se comer durante a noite, não será por ter sono ou estar cansado ou ser tarde que leva a comida a outra parte do corpo que não seja a boca, não é verdade???....

    PASSE BEM E LEIA MAIS....

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6:45 p.m.

    rs

    O único erro gramatical é seu!

    Prosápia cada qual toma a que quer!

    Mas os seus erros são porque você quer.Eu sei, por isso lhe digo que é melhor não armar em sabichão.Como vê, na primeira pedra, asneira!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7:47 p.m.

    rs

    Quis escrevê-lo tal e qual como o fiz !(???)

    Quiz escrevê-lo tal qual! Ou

    Quiz escrevê-lo como está escrito!

    Bem diz você que erra porque quer!

    Está perdoado!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7:10 p.m.

    REPITO Luís Moreira: escrevi tal qual quis......
    Olho que estou sempre a corrigir doutores....presidentes de empresas...não costumo dar erros, conheço bastante bem a língua....mas NÃO SEI TUDO, nem eu nem você nem NINGUÉM!!!

    Passe bem

    ResponderEliminar