O Eduardo Pitta voltou "à carga" acerca da saída de Paolo Pinamonti do São Carlos. Apenas dois ou três esclarecimentos em jeito de "Gato Fedorento/Marcelo". Pinamonti foi um bom director artístico do São Carlos? Foi. Pinamonti foi perfeito e exemplar como "gestor" da instituição São Carlos e como primeiro responsável por ela? Não foi. O que tive a dizer sobre esta matéria, disse-o na carta que enviei à tutela quando me demiti a 7 de Abril de 2003. Está lá arquivada. É só lê-la. Em 2004, concedi uma entrevista à "Rádio Luna" - é só pedir a gravação - na qual defendi a manutenção de Pinamonti como director artístico do Teatro, porém deixando de acumular com a presidência do conselho directivo. Mais. Não o poupei neste blogue, da mesma forma que o elogiei quando achei que devia elogiar. Dito isto, faz sentido afastar Pinamonti da direcção artística do Teatro em nome de um "projecto cultural" de controlo político-ideológico, indefinido na praça pública mas perfeitamente claro na cabeça do prof. Mário Vieira de Carvalho? Não faz. Ponto final.
As cenas pouco edificantes se assistiu neste caso Pinamonti criaram uma cortina de fumo que obscurece o essencial. Recordemos uma estreia parlamentar:
ResponderEliminar"-Tem a palavra o sr. Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda - disse o presidente.
O morgado da Agra escorvou-se de rapé, trombeteou a pitada e orou deste teor:
(...) Os impérios opulentos, sr. presidente, os impérios que dirigiam a substância do universo, os impérios que edificavam teatros para trinta mil espectadores, não impunham aos povos a obrigação de se privarem do necessário para abrilhantarem Atenas ou Roma, com luxuosas superficialidades.Os serranos das províncias do Lácio não eram constrangidos a pagarem as delícias dos patrícios romanos (...)Eu sou de um País pobríssimo em que a veia da nação exangue sofre cada ano a sangria de algumas dezenas de contos para sustenter comediantes, farsistas, funâmbulos e dançarinas impúdicas! (...)"
...no São Carlos o público paga e todo o contribuinte contribui para o enriquecimento CULTURAL do País.
ResponderEliminarDigo o mesmíssimo que o João: Pinamonti é um EXCELENTE director artístico e não devia sair do Teatro a BEM DE TODOS OS PORTUGUESES; Pinamonti não foi nem é um bom director/gestor da empresa Teatro, tendo em conta a sua indiferença aos problemas laborais da generalidade dos trabalhadores: permite injustiças, finge que não vê as retaliações de que, alguns, são vítimas, é-lhe indiferente muita coisa que, como Director da Casa, tinha obrigação de dar atenção! ...e mais não digo.......